Destaques

 

Cia. Aços Especiais Itabira - Acesita

   

  Em 31 de outubro de 1944, foi fundada a Cia. Aços Especiais Itabira (Acesita) pelos engenheiros Amyntas Jacques de Moraes, Percival Farquhar e Athos de Lemos Rache.A lei estadual n°336, de 27 de dezembro de 1948 desmembrou o distrito do município de Antônio Dias, incorporando-o a Coronel Fabriciano. E por força da Lei estadual n°2714, de 20 de dezembro de 1963, Timóteo foi elevado a município, ocorrendo sua instalação a 29 de abril de 1964, tendo sido nomeado intendente o Sr. Virico da Fonseca, que governou a cidade até a posse de seu primeiro prefeito, o Sr. José Antônio Araújo.  
 

 

Banda de Música Santa Cecília

   

  Foi criada e fundada pelo Monsenhor Rafael em 1950, com o objetivo de aproveitar os músicos daquela época que trabalhavam na recém inaugurada companhia aços especiais Itabira - ACESITA.

Seu primeiro regente foi o maestro Geraldo Macedo, atuou até meados de 1951. Nesta época, chegou o maestro Antônio Rosendo, de Itabirito, que a dirigiu até 22 de julho de 1988. Com novas ideias, regime militar e grandes amizades, conseguiu implantar uma banda mais séria e eclética.

Com seu falecimento em 22 de julho de 1988, ao 65 anos, seu filho, Gilberto Rosendo, que atuava como trompestista, foi convidado por todos os integrantes a assumir a regencia da mesma.

Ainda hoje, sob a regência do maestro Gilberto Rosendo, a corporação musical Santa Cecília conta com 36 músicos , com repertório vasto e variado, desde músicas folclóricas à clássicas. Conta ainda com tres músicos atuantes desde a a sua fundação, sendo o Sr.Paulo dos Santos, Bumbista, o Sr. Raimindo Alvarenga, Trombonista e o Sr. José Sabino, Bombardinista.

Sempre convidada, participa de vários eventos em toda Minas Gerais, tanto religiosos como sociais ou cívicos.
Casa de Memória
 
 

 

Carnaval

   

 

A festa mais popular do Brasil, o Carnaval teve início da Idade Média, com a introdução da Semana Santa. Do Latim "Carne Vale", ou seja, "adeus à carne", caracteriza o afastamento dos prazeres da carne como preparação para a Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma.

Em Acesita, as brincadeiras de Carnaval começaram na década de 1940 (foto). Pequenos cordões formados por moças e rapazes saíam pelas ruas do vilarejo cantando modinhas da época.

Em 1962, desfilou o primeiro bloco carnavalesco da cidade. No fim dos anos 70 surgiram as escolas de Samba Ala Leste, Unidos do Vale, Unidos do Quitandinha, os Bocas Brancas, Vai Quem Quer e Mensageiro.

Com o passar dos anos, alguns grupos se desfizeram, como a Ala Leste, Unidos do Vale e Mensageiros, e seus membros se uniram a outras escolas que existem até hoje.
Casa de Memória

 
 

 

Eventos

   

 

Festival Frutos da Terra - Cachaça, Gastronomia e Derivados
Sempre em Agosto, o festival é realizado no Clube Alfa. É uma mostra de culinária e produtos gastronômicos da região, bem como, a cachaça produzida artesanalmente.

Exposição de Orquídeas
Organizado pelo Núcleo Acesita- Timóteo (NATO), criado em 2001, a exposição mostra coleções de espécies raras de colecionadores de orquídeas.

Aniversário da Cidade
No dia 29 de abril , dia da criação do município, são organizados, nas praças 29 de Abril e Primeiro de Maio, apresentações musicais e programas de lazer.

Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós .
Desde 1994, anualmente, o Oikós oferece às crianças, no período das férias escolares, diversas atividades. Tais como, esportes de aventura(escalada, arvorismo, tirolesa e rapel), brinquedos, oficinas com técnicas de acampamento e apresentações teatrais.

 
 

 

 

 

 

Outros

O Tarugo era uma publicação quinzenal, fundado em 1954, na “cidade” de Acesita. Esse jornal, um instrumento de informação oficial do Elite Clube, era distribuído aos seus assinantes associados sem qualquer ônus e aos assinantes não associados com um valor monetário não identificado no próprio jornal.
http://www.plox.com.br/sites/default/files/2011maio/Timoteo%20-centro3.jpg

 

Vista parcial do Centro Norte na década de 50
Timóteo, uma cidade que se transforma para dentro, assim é aberta a edição especial da revista Caminhos Gerais que homenageia a cidade em seus 47 anos de emancipação.
A publicação traz relatos de moradores, atores desta história com o enredo em certos pontos pitoresco, noutros, bucólico. Enfatiza de forma simples a sinergia de duas culturas que se estabeleceram juntas: a industrial e a rural, curiosamente delimitando territórios dentro do mesmo município, às vezes até parecendo duas cidades de fato.
http://plox.com.br/sites/default/files/2011maio/Timoteo%20-3.jpg

 

No círculo, o primeiro cinema da Acesita, hoje o local abriga o Laboratório Cabral Ruback
http://plox.com.br/sites/default/files/2011maio/Timoteo%20-1.jpg

 

Bloco Carnavalesco na década de 40, no segundo Jeep está o rei momo Sperancini / Tradicional desfile de 7 de setembro no centro da cidade
Os textos e fotos mostram por vários ângulos o desenvolvimento do povo de uma cidade de dois nomes: Timóteo ou Acesita. Falam do plebiscito que tentou definir qual nome extinguiria o outro. O nome Timóteo é o oficial, mas fica claro nos depoimentos de muitos, a postura de timotense com jeitinho de acesitano.
http://www.plox.com.br/sites/default/files/2011maio/Timoteo%20-6.jpg

 

O bairro Vila dos Técnicos foi o primeiro a ser construído
A equipe da revista definiu o trabalho de pesquisa e publicação como “ardoroso e prazeroso”, em referência ao garimpo de preciosidades e do prazer em ostentar o resultado, certamente agora, mais que um painel da historia, mas, um integrante dela. 
http://www.plox.com.br/sites/default/files/2011maio/caminhos-gerais.jpg

 

O editor da revista, Mario carvalho Neto  ( o segundo na foto) e os outros membros da Equipe 
“Nós trabalhamos muito. Estou com olheiras, mas, valeu a pena”, afirmou a supervisora Marcimone Gonçalves.
http://www.plox.com.br/sites/default/files/2011maio/Timoteo%20-2.jpg

 

Vila de Timóteo, próximo a Praça 29 de Abril / Centro de Acesita na década de 70 – Supermercado Bandeirantes
http://www.plox.com.br/sites/default/files/2011maio/roberto-carlos-em-timoteo.jpg


O “rei” Roberto Carlos no tradicional Clube Elite em seus tempos áureos
.A história mais recente foi lembrada pelo Carnaval , que ajudou a divulgar a cidade em todo o Brasil.
http://www.plox.com.br/entretenimento/albuns/bocasbrancas_2010_sabado/images/bocas_brancas%20%2830%29.jpg

A participação dos italianos na construção da cidade também foi lembrada.
Na capa da revista o ângulo fotográfico parece definir a cidade. Uma máquina de Trem de Ferro, em frente a antiga “Casa de hóspedes ”. O progresso representado pelo aço, frente à Hospitalidade Mineira.
http://www.plox.com.br/sites/default/files/2011maio/Timoteo%20-5.jpg

Anos 40. Ao fundo Fazenda Angelina e bairro Bromélias
Esta é Timóteo, mostrada em linhas Gerais, que descrevem os Caminhos trilhados por um povo, que tem orgulho, duplamente qualificado.